Cidade terá orçamento de 62 milhões este ano
Com um Orçamento aprovado pelo Legislativo para o ano de 2016, no valor de R$ 62 milhões, a Prefeitura de Canavieiras espera superar as dificuldades e continuar com as ações em prol do desenvolvimento do Município. Para isso, a palavra de ordem é investir (bastante repetida) de acordo com o planejamento elaborado para o Município.
Para o prefeito Almir Melo, a Prefeitura vai enfrentar mais um ano muito difícil, pois os municípios estão relegados ao segundo plano pelos Governos Federal e Estadual, em função das dificuldades. E o resultado, segundo ele, são as constantes quedas das receitas, enquanto as obrigações aumentam com velocidade.
Dentre as despesas crescentes – na opinião do prefeito – estão o salário mínimo, o piso salarial do professor, os encargos sociais, bem com os combustíveis, energia elétrica fazendo com que o custo de vida sofra um aumento considerável. “Não podemos descuidar, pois qualquer atraso de pagamento poderá se transformar numa dívida insolúvel para o Município”, diz Almir Melo.
Segundo o prefeito, não se trata de um discurso alarmista, tanto que ele se diz confiante para executar diversos projetos em andamento ou que se encontram previstos. Nesse sentido, a Prefeitura de Canavieiras conta com parceiros importantes na prospecção de recursos junto aos governo Federal e Estadual, a exemplo dos deputados federal Lúcio Vieira Lima e o estadual Leur Lomanto.
No planejamento para o ano de 2016, estão a 1ª Etapa da pavimentação do bairro Cidade Nova (cuja ordem de serviço já foi assinada); construção da Creche São Boaventura (já iniciada); Conclusão do Píer do My Lamy; requalificação do prédio do Museu Basílio Carneiro; requalificação do Estádio Municipal Pedro Menezes e da Ponte do Lloyd.
Outras obras como a pavimentação das ruas do bairro Augusto Reis, que aguarda a liberação da emenda do deputado federal Paulo Magalhães, junto ao Governo Federal; e o asfaltamento das avenidas Dr. Edmundo Lopes de Castro e Professora Helena Chaves, ainda dependem da liberação do Governo do Estado da Bahia. A mesma luta continua para a pavimentação asfáltica da Transouricana (BA 274) até o povoado de Pimenteiras seguindo para o povoado de Boca do Córrego, até a estrada de Belmonte.
A conclusão de obras como a 1ª Etapa do Projeto Orla (em andamento, inclusive com o calçamento do “caranguejo” até o bairro da Atalaia); conclusão do Projeto da Passarela do Robalo e do Caminho da Fé. Outra obra importante também em fase de conclusão é a requalificação do Aeroporto de Canavieiras, que deverá ser homologado pela Anac para operações.
O prefeito, diz, ainda, que continuará incentivando, apoiando e estimulando todos tipos de esportes, manifestações folclóricas e as festas populares. “Mas, a nossa luta maior, será manter o pagamento dos salários em dia, como estamos fazendo até hoje, e continuar com os serviços do Hospital Municipal Regis Pacheco, sem interrupções, com médico de plantão todos os dias, para oferecer ao povo de Canavieiras maior conforto e tranquilidade”, assegura.